Em um mundo perfeito em que a humanidade venceu a morte, tudo é regulado pela incorruptível Nimbo-Cúmulo, uma evolução da nuvem de dados. Mas a perfeição não se aplica aos ceifadores, os humanos responsáveis por controlar o crescimento populacional. Quem é morto por eles não pode ser revivido, e seus critérios para matar parecem cada vez mais imorais. Até a chegada do ceifador Lúcifer, que promete eliminar todos os que não seguem os mandamentos da Ceifa. E como a Nimbo-Cúmulo não pode interferir nas questões dos ceifadores, resta a ela observar.
Enquanto isso, Citra e Rowan também estão preocupados com o destino da Ceifa. Um ano depois de terem sido escolhidos como aprendizes, os dois acreditam que podem melhorar a instituição de maneiras diferentes. Citra pretende inspirar jovens ceifadores ao matar com compaixão e piedade, enquanto Rowan assume uma nova identidade e passa a investigar ceifadores corruptos. Mas talvez as mudanças da Ceifa dependam mais da Nimbo-Cúmulo do que deles. Será que a nuvem irá quebrar suas regras e intervir, ou apenas verá seu mundo perfeito desmoronar?
Contem spoilers.
Qualquer tipo de poder é perigoso, acho que essa é uma das maiores lições de A Nuvem.
Depois de fugir da Ceifa, Rowan decidiu caçar ceifadores corruptos e exercer a “justiça” que não está acontecendo dentro da Ceifa, agora usando o nome de Lúcifer um manto preto. Citra, agora Ceifadora Anastassia, começa sua carreira como Ceifadora, com seus próprios métodos, ela também pretende manter a ordem dentro da Ceifa, ainda mais agora que Goddard virou um mártir para a Nova Ordem.
O que eu mais gostei em A nuvem foi saber muito mais sobre a Nimbo-Cúmulo, agora nós entramos diretamente no cerne de quem ela realmente é, conhecemos seus métodos e planejamentos para a humanidade, se em O Ceifador tivemos a impressão de que ela é perfeita, agora acompanhamos alguns erros e uma sútil evolução dela, até deixando a impressão de que ela possa estar tão envolvida com a humanidade que está criando sentimentos reais, como raiva e amor.
Destaque também para Citra, ela com certeza já é uma das minhas personagens favoritas, sua inteligência e integridade vem crescendo, de uma adolescente a uma mulher incrível, corajosa e cheia de princípios. Outra personagem pelo qual sou apaixonada é a nossa Honorável Ceifadora Curie, acho ela simplesmente maravilhosa, toda sua jornada é impressionante, eu poderia ler um livro todo que contasse sua história em detalhes.
Em A nuvem também nos deparamos com novos personagens, que creio, serão muito importantes para o terceiro e último volume dessa história.
Tem alguns pontos que me incomodaram, achei que A nuvem demorou muito mais para “engatar”. O começo foi bem mais lento que em O Ceifador. Também achei que dessa vez o autor usou muito da armadura de enredo, algumas cenas foram muito convenientes para os nossos personagens queridos, se alguns elementos tivessem sido apresentados no primeiro livro teriam me convencido muito mais.
Porém tudo isso não tira o brilho e originalidade dos acontecimentos desse livro, além de ter um final tão eletrizante quanto o primeiro volume dessa trilogia.
Comentários
Postar um comentário