SINOPSE: Ana é uma menina de dez anos, com transtorno do espectro autista (Tea).Ela é encantada por borboletas. Ao chegar em uma nova escola, descobrirá o universo da poesia.
🦋A menina que descobriu a poesia.
Estou extremamente encantada com esse livro infantil escrito por Ana Kamila Castãno, a história ricamente ilustrada conta o dia de uma bibliotecária e a preparação para contar e emergir seus alunos na leitura de um poema, porém uma das crianças precisa de um incentivo à mais, o que prontamente a contadora de histórias de dispõe a fazer.
🦋“Amora foi chegando de mansinho e começou a declamar o poema As borboletas.
No início Ana parecia não ter interesse, mas, depois de alguns minutos se envolveu e um grande entusiasmo contagiou aquela menina. Ana balançava as mãos, dava pulos e corria pela sala de um lado para o outro. Aquelas palavras brincantes, cheia de sons e rimas, tinham tocado, de alguma forma, o coração daquela criança.”
Como um pessoa que tem convívio com uma criança do espectro autista posso afirmar que não se fala muito sobre, esse assunto ainda é um grande tabu e não deveria ser lidado dessa forma. É muito difícil encontrar ambientes inclusivos e esse livro de forma sensível me fez ter esperança de encontramos mais.
A leitura desse livro para outras crianças e educadores pode transformar vidas e tornar o convívio com pessoas TEA muito mais significativo e de uma forma muito mais humana e linda.
🦋Todo mundo deveria ler A menina que descobriu a poesia.
Comentários
Postar um comentário